5a. Conferência de Solvay 1927: Elétrons e fótons

Foto da célebre 5a. Conferência de Solvay, ocorrida em Bruxelas (Bélgica) em 1927, reunindo alguns dos maiores gênios da ciência do século 20!

Esta fantástica imagem mostra um conjunto de prodigiosas mentes reunidas naquela que talvez seja uma das mais emblemáticas fotografias jamais feitas. A foto reúne personalidades como Albert Einstein, Madame Marie Curie, Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Paul Langevin, Wolfgang Pauli, Paul Dirac, Max Born, Hendrik Lorentz, Paul Ehrenfest e Max Planck, em um momento que ficou para a história!

As Conferências de Solvay são reuniões, oficinas e seminários de físicos e químicos organizadas pela organização International Solvay Institutes, ocorridas a cada 3 anos, cuja primeira edição foi em 1911 e que ocorrem até hoje. A conferência de 1927 foi talvez a sua edição mais famosa, quando os físicos mais notáveis ​​do mundo na época reuniram-se para discutir a recém-formulada teoria quântica. 17 dos 29 participantes eram ou se tornaram vencedores do Prêmio Nobel (incluindo Marie Curie, a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em duas disciplinas científicas distintas). Foi nesta reunião que Einstein, insatisfeito com o princípio da incerteza de Heisenberg, observou: “Deus não joga dados!“, no que foi respondido por Niels Bohr: “Einstein, pare de dizer a Deus o que fazer!“.

Esta importante fotografia foi originalmente feita em preto-e-branco (alguns destes cientistas nunca chegaram a ser fotografados em cores), mas a artista sueca Sanna Dullaway, em um minucioso e esplêndido trabalho, coloriu digitalmente cada pixel.

Um presente para a posteridade!


Os participantes da conferência foram:

Coach Professional - Processo de Coaching para obter alta performance em sua carreira. Self Coach - Processo de autoconhecimento que possibilita uma vivência significativa em alta performasse. Terapeuta Quântico Barras de Access Consciousness - Uma terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, idéias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado.

Deixe um comentário