ARQUÉTIPOS DO DINHEIRO
Os arquétipos do dinheiro são 8 maneiras básicas com as quais as pessoas se relacionam com o dinheiro. Esses 8 tipos de relação com o dinheiro são padrões de comportamentos repetidos que residem no inconsciente.
Descobrindo e avaliando seu tipo pessoal de lidar com o dinheiro, você pode iniciar uma espécie diferente de educação financeira que lhe seja específica, com sucesso. Este se torna o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros pessoais.
“Os oito tipos de relação com o dinheiro podem se tornar um guia para a descoberta do impacto das suas experiências passadas com o dinheiro, e com isso modificar sua abordagem no futuro. Você aprenderá a identificar as crenças inconscientes e os padrões de comportamento que possam ser obstáculos a que você receba tudo o que lhe está disponível. Reconhecer seu tipo de relação com o dinheiro é a chave para entender o significado por trás do motivo pelo qual você se esconde e do que está realmente buscando.” Terapia da Riqueza – Deborah L. Price
CONHEÇA OS 8 TIPOS DE RELAÇÃO COM O DINHEIRO
e como influenciam suas decisões financeiras
1. O INOCENTE
O inocente geralmente vive negando os fatos e enterrando a cabeça no chão para não ver o que acontece ao seu redor. Assemelha-se muito a uma criança, pois é facilmente influenciado pelas informações financeiras e confia plenamente nos conselhos e opiniões alheias. Seu maior objetivo é a segurança a qualquer custo. Seu maior medo é o abandono. O Inocente geralmente é romanticamente ligado aos tipos Tirano ou Guerreiro, que se sentem fortalecidos ao resgatar um Inocente.
A tarefa principal do Inocente deve ser reivindicar seus próprios poderes e aprender a encontrar segurança no conhecimento de suas próprias capacidades. Permitindo-se experimentar a independência, seu medo de abandono deixará de existir, bem como sua inocência.
Características do tipo Inocente:
- É confiante
- Financeiramente dependente
- É indeciso
- É despreocupado e otimista (por fora)
- É temeroso e ansioso (por dentro)
- Reprime sentimentos e convicções
- Evita confrontos
- Sente-se incapaz
- Busca segurança
2. A VITIMA
A vítima tem a propensão de viver no passado e jogar a culpa por seus infortúnios financeiros em fatores externos. É propensa a expressar seus sentimentos de maneira passiva, em vez de transformá-los em ações diretas.
Pode se confundir com o tipo Inocente por parecer indefesa e querer que outras pessoas cuidem dela. Entretanto, essa aparência geralmente é uma manobra (consciente ou inconsciente) para conseguir que os outros façam o que ela se recusa a fazer por si mesma. Com muita frequência, a vítima sofreu abusos ou grandes perdas, ou foi traída. O problema é que nunca trabalhou o sofrimento de forma adequada e, portanto, o sofrimento tornou-se parte dela.
Para mudar de padrão, a Vítima deve aprender a entender e curar suas feridas do passado e “queimar a ponte” que a liga a esses acontecimentos. O tipo vítima é o que mais se agarra à chave que poderia abrir a porta para o seu potencial. É como se, em algum momento de sua vida, a vítima tenha decidido que sua história passada foi muito mais interessante e excitante do que qualquer futuro que possa ter.
O maior medo da vítima é ser traída. Ironicamente, o que ela não percebe é que vive se traindo.
Características do tipo Vítima:
- Propensão a culpar os outros
- Altamente emocional (melancólico ou raivoso)
- Vive no passado
- Financeiramente irresponsável
- Espera ser socorrido
- Ressentido
- Não perdoa
- Propenso a vícios
- Vive uma profecia auto-realizadora
- Sente-se indefeso
3. O GUERREIRO
O Guerreiro está determinado a conquistar todo o mundo do dinheiro e, geralmente, é visto como bem sucedido nos negócios e nas finanças. É um investidor competente, focado, decidido e no controle. Embora ouça a conselhos, toma as próprias decisões e confia nos próprios instintos e recursos para guiá-lo.
O tipo Guerreiro é bastante numeroso, incluindo desde os que desfrutam do prazer dos negócios e da habilidosa arte de negociar, até aqueles cuja única intenção é simplesmente vencer a qualquer custo. Os principais temores do tipo Guerreiro são a dependência e a perda de poder.
A grande tarefa do tipo Guerreiro, financeiramente falando, é entender o que está realmente buscando proteger ou conquistar e estabelecer fronteiras em torno do que é, de fato, importante para ele. Isso significa saber quando é a hora de pegar a espada e quando e porque baixá-la. Os Guerreiros não pedem ajuda porque temem que isso possa significar que sejam fracos ou necessitados. Muitas pessoas preferem evitar uma batalha verbal com um Guerreiro pois eles tendem a ser afiados, rápidos e conhecem todos os seus pontos fracos.
Características do tipo Guerreiro:
- Poderoso
- Confiante
- Determinado
- Calculista
- Leal
- Generoso
- Competitivo
- Salvador
- Disciplinado
- Criterioso
- Orientado para os objetivos
- Perspicaz
- Financeiramente bem-sucedido
4. O MÁRTIR
Os mártires estão tão ocupados em atender às necessidades dos outros que frequentemente negligenciam as suas próprias. Na parte financeira, os mártires quase sempre fazem mais pelos outros do que por si mesmos. Geralmente, socorrem os outros (um filho, o cônjuge, um amigo, um sócio) de uma ou outra circunstância.
No entanto, os mártires doam com afeto e, por repetidas vezes, “ficam na mão” quando as pessoas falham em atender suas expectativas. Elas formaram uma ligação inconsciente com seu próprio sofrimento.
O Mártir desloca-se entre duas energias diferentes: uma que procura estar no controle e outra que é aquela criança magoada, quase sempre muito carente. Os Mártires tendem a ser perfeccionistas e têm expectativas elevadas de si mesmos e dos outros, o que os torna bastante capazes de realizar seus sonhos, porque investem muita energia em acertar.
Como as Vítimas, os Mártires muitas vezes vivenciam um grande drama, experimentam muitos altos e baixos e lutam contra sua vinculação e experiências negativas. Os Mártires que se dispõem a trabalhar a fim de curar suas mágoas e feridas possuem a capacidade de se tornar orientadores talentosos e realizadores poderosos.
Características do tipo Mártir:
- Controlador
- Crítico e condenador
- Manipulador
- Perfeccionista
- Sofredor
- Ressentido
- Reservado
- Passivo-agressivo
- Zela pelas pessoas
- Compassivo
- Sacrifica-se pelos outros
- Criterioso
- Desiludido
5. O TOLO
O Tolo possui características notáveis que, se bem trabalhadas, fazem-no capaz de se transformar num Mago com facilidade.
O Tolo vive mais o momento e é bastante desligado das consequências do futuro. Na maior parte das vezes, o tolo persegue seus objetivos pelo simples fato de fazê-lo. Muitos de nós poderíamos aprender com essa característica do Tolo. Mas até que o Tolo se torne esclarecido, ele continuará atraindo dinheiro com facilidade apenas para deixá-lo escapar entre os dedos, simplesmente porque não estava prestando atenção.
Características do tipo Tolo:
- Inquieto
- Indisciplinado
- Financeiramente irresponsável
- Impetuoso
- Otimista
- Extremamente generoso
- Confiante na sorte
- Aventureiro
- Vive o presente
6. O ARTISTA
O artista, com frequência, acha difícil viver no mundo materialista e, em geral, tem uma relação de amor e ódio com o dinheiro. Ama o dinheiro pela liberdade que este pode lhe comprar, mas tem pouco ou nenhum desejo de participar do mundo materialista.
O Artista identifica-se com o mundo interior e pode até mesmo desprezar aqueles que vivem no mundo materialista. Suas crenças materialistas servem apenas para criar um bloqueio à essência da liberdade que tanto deseja. Seu maior medo é não ser autêntico ou não ser fiel a si mesmo.
Uma vez que é quase impossível atrair aquilo que repelimos, o Artista vive lutando pela sobrevivência financeira. Isso não acontece porque lhe falta talento ou ambição, mas por estar preso a um sistema de crenças que enfraquece sua capacidade de atrair o dinheiro.
O Artista que trabalhar para integrar o mundo interior com o mundo material encontrará um fim para a sua luta. O que mais precisa é aceitar o mundo em que vive e abraçar suas variadas dimensões.
Características do tipo Artista:
- Altamente artístico e/ou espiritualizado
- Passivo
- Internamente motivado
- Desprendido
- Não-materialista
- Solitário
- Busca a verdade
7. O TIRANO
Os Tiranos usam o dinheiro para controlar pessoas, eventos e situações. O Tirano acumula e armazena o dinheiro, usando-o para manipular e controlar os outros. Embora os tiranos possam ter tudo o que precisam ou desejam, nunca se sentem completos, confortáveis ou em paz.
O maior medo do Tirano é a perda do controle. Frequentemente, os Tiranos são Guerreiros super-desenvolvidos, que se tornaram altamente investidos em sua necessidade de controle e dominação.
Enquanto os Guerreiros são heróicos em suas preocupações verdadeiras pelo bem-estar das outras pessoas, os Tiranos pensam exclusivamente em si mesmos. Estão interessados no poder e no controle apenas em proveito próprio e, se necessário, abandonará os outros para obter mais.
O Tirano é um mestre em manipular tanto as pessoas quanto o dinheiro. A despeito de seu aparente sucesso, em geral os Tiranos são pessoas muito temerosas e raramente têm qualquer senso de realização.
Características do tipo Tirano:
- Controlador
- Crítico e condenador
- Rígido
- Agressivo
- Manipulador
- Rancoroso
- Medroso
- Reservado
- Opressor
- Altamente materialista
- Propenso à raiva ou à violência
8. O MAGO
O tipo Mago é o ideal de relação com o dinheiro. Usando uma série de dinâmicas inovadoras, tanto no mundo material quanto no espiritual, os Magos sabem como transformar e manifestar suas próprias realidades financeiras. Em nossa melhor forma, quando estamos dispostos a reivindicar nosso próprio poder, somos todos Magos.
O arquétipo que está ativo em sua vida nesse momento é o ponto de partida para seu crescimento. Entendendo sua história pessoal e a história que está por trás do seu tipo atual, você se tornará consciente dos padrões e do comportamento que o estão impedindo de ter o relacionamento com o dinheiro que deseja.
O Mago é completamente desperto e consciente de si mesmo e do mundo que o rodeia. Está munido com o conhecimento do passado, fez as pazes com sua história pessoal e entende que sua fonte de poder existe dentro de sua capacidade de enxergar e vivenciar a verdade de quem ele é.
Os Magos abraçam a vida interior como o lugar da saúde espiritual e a vida externa como a expressão do esclarecimento do mundo material. São pessoas infinitamente conectadas.
Características do tipo Mago:
- Espiritual
- Poderoso
- Criterioso
- Otimista
- Consciente
- Compassivo
- Vibrante
- Desprendido
- Confiante
- Aberto ao fluxo
- Generoso
- Financeiramente equilibrado
- Acolhedor
- Transformador da realidade
- Flexível
- Sincero
- Vive no presente
Os oito tipos de relação com o dinheiro são extraído do livro “Terapia da Riqueza: 8 padrões de comportamento para criar prosperidade” por Deborah Price©
Leonardo Neiva
Coach Professional - Processo de Coaching para obter alta performance em sua carreira. Self Coach - Processo de autoconhecimento que possibilita uma vivência significativa em alta performasse. Terapeuta Quântico Barras de Access Consciousness - Uma terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, idéias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado.
Ficou difícil saber qual tipo eu sou, porque em cada um deles tinha algo de mim. O fato é que batalho pra caramba, vou encarando tudo, o tempo todo tentando algo novo, porém, sem sair do lugar. E quanto mais o tempo passa, mais difícil vai ficando minha vida financeiramente falando. Depois de minha falência há 9 anos atrás, não consigo me restabelecer. Dentro do que sei e consigo procuro não estar parada. Mas as vezes realmente penso que não vou conseguir. Não penso em desistir, mas agora com 52 anos, vejo cada vez mais longe o sonho de me reerguer e conseguir ganhar dinheiro. Digo ganhar dinheiro para ter um vida prazerosa, tranquila, sem depender de ninguém, podendo ajudar minha família quando necessário, poder fazer as coisas que eu gosto, como viajar, ter um bom carro, uma casa confortável e uma vida sem restrições financeiras. Já não sei mais o que faço . . . e de 2 meses pra cá, tudo tem piorado muito financeiramente falando. E o que é pior, estou a ponto de perder a única coisa que me sobrou, minha casa. Que está penhorada e só não foi pra leilão ainda porque meu credor acho que teve compaixão e me deu mais prazo, prazo este que termina em 1 mês. Estou o tempo todo me esforçando para manter o controle e as aparências, mais lá no fundo estou com medo sim, e começando a me sentir desesperada, porque está faltando até para o básico.
Olá!Você conseguiu se erguer? Gostaria muito de trocarmos idéias!