OM GAM GANAPATAYE NAMAHA SHARANAM GANESHA
Para dar inicio a uma série de artigo nos quais apresentaremos a vocês as divindades do panteão hindu, nada mais auspicioso do que começar por Ganesha – o Deus criança com cabeça de elefante, fruto da união de Shiva e Parvati.
Todo ritual védico é aberto por Ganesha, é ele quem remove os obstáculos da ignorância para que o Conhecimento Divino seja assimilado e absorvido, é o Deva (Deus) do discernimento, Sabedoria e Inteligência Universal.
Também muito cultuado por comerciantes sob o aspecto de Administrador Cósmico, promovendo prosperidade e segurança financeira a seus seguidores.
Todas as situações que parecem sem solução, sejam elas físicas, mentais ou espirituais, entregamos nas mãos sábias de Ganesha para serem resolvidas.
Todos os pedidos que fazemos a ele é encaminhado por Musaka, o ratinho, seu fiel secretário e também veículo, que representa o domínio sobre os desejos e a submissão do ego ao Divino.
Ganesha recebe vários nomes em relação ao arquétipo que representa, entre eles:
Ganapati – o Deus de todos os deuses, ou o Administrador Cósmico
Omkara – o que tem face de Om
Gajanana – o que tem a face de elefante
Existe uma forma bem simples e prazerosa de entrarmos em contato com as qualidades arquetípicas de Ganesha em nós: a recitação de seus mantras.
Mantras são a linguagem divina e sua repetição promove mudanças profundas em nosso padrão vibratório.
Como praticar
Você pode repetir o mantra em forma de kirtans (cânticos) ou japa (repetição cadenciada) com o auxilio de um mala (cordão de 108 contas).
Procure um lugar onde se sinta confortável e que não seja incomodado. Prepare o ambiente como desejar, acendendo incenso, velas ou decorando com flores. Eis alguns mantras de Ganesha que gosto muito:
Om Gam Ganapataye Namaha (Om saudações a Ganapati, o deva dos devas)
Ganesha Sharanam, Sharanam Ganesha (Ganesha, derrame suas bênçãos sobre nós)
Ou simplesmente entoe o seu bija (som seminal) Gam
Ó doce Ganesha, o qual tudo transcende.
Remova de meu caminho os obstáculos mais difíceis para que eu possa seguir em frente, contente!
Jai Sri Ganesha!
Namaste!